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síntese da História da Igreja


Graças a Deus que Cristo veio à terra. Ele nasceu, viveu morreu e ressuscitou. Apesar de todos os Seus feitos Ele não deixou aqui uma grande obra com milhares de seguidores, mas, sim, um pequeno grupo de cento e vinte pessoas orando numa casa em Jerusalém (At 2:2). Todavia, quando o Senhor Jesus morreu e ressuscitou, Ele produziu algo muito importante, Ele gerou a igreja por meio de Sua vida. Apesar de ser uma pequena semente, era uma semente poderosa porque foi gerada pela morte e ressurreição de Cristo. A primeira igreja que existiu foi a igreja em Jerusalém. Ali Deus tinha a Sua habitação na terra, e podia expressar-se num Corpo, e começou a exercer domínio na terra. E a igreja, pouco a pouco, expandiu-se pelo testemunho dos apóstolos e dos discípulos. A igreja prosperava e o Senhor acrescentava dia a dia os que iam sendo salvos. Ela contava com a simpatia do povo e a bênção do Senhor estava sobre ela (At 2:42-47).

Porém Satanás, sorrateiramente, já no século I, infiltrou certos elementos nocivos para causar degradação na igreja. Basicamente são três os elementos que causaram dano à unidade da igreja primitiva: a religião judaica, a filosofia grega e a organização humana. A religião judaica causou muitos males à igreja, como tão bem vemos descritos na Epístola de Paulo aos Gálatas. A partir do capítulo I de Gálatas vemos que eles receberam o Espírito pela pregação da fé em Cristo, todavia foram pouco a pouco desviados para as obras da lei (Gl 3:1-5). Alguns incentivavam as práticas religiosas judaicas como a circuncisão, guardar o sábado, as dietas e as ordenanças. Enfim, de uma maneira"religiosamente boa", essas práticas foram introduzidas na igreja iniciando um processo de degradação. Isso tudo levou Paulo a escrever aos gálatas a fim de abrir-lhes os olhos, lembrando-lhes que antes de ele crer em Jesus, era um religioso zeloso das tradições de seus pais e perseguidor da igreja (1:13-14) até chegar a Gálatas 6:15: "Pois nem a circuncisão 35 é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura". Em Efésios 2:14-15 Paulo diz que Cristo derrubou a parede da separação e "aboliu na sua carne a lei dos mandamentos na forma de ordenanças". Na igreja não precisamos de ordenanças, pois Cristo é tudo em todos.

A influência da filosofia grega entre os cristãos também foi muito prejudicial, a ponto de essa mistura criar o gnosticismo. Os gnósticos pregam que toda matéria é essencialmente má, portanto, Cristo não pode ter vindo em forma de carne sem pecado. Eles não creem na encarnação de Cristo nem em Sua redenção. A influência negativa dos gnósticos obrigou João a escrever suas três epístolas — especialmente na primeira epístola, João afirma que Jesus Cristo veio em carne, e que o espírito que afirma que Jesus não em carne não é de Deus (4:2-3).

O terceiro elemento de degradação na igreja foi a organização humana, que se iniciou no século 2. Como a igreja já estava "contaminada" pela religião judaica e pela filosofia grega, surgiram alguns defensores da genuína igreja. Isso foi muito bom, porque ajudou a preservar alguns de sofrerem essa influência negativa. Entre tais defensores da igreja, Inácio foidos mais importantes e respeitados. Todavia, cometeu um erro que o tempo se tornou um grande erro. Ele afirmava que bispo era uma posição superior à de presbítero, que os bispos deveriam supervisionar os presbíteros. Isso gerou uma ordem hierárquica nas igrejas, pois fez que várias igrejas numa região fossem supervisionadas por um bispo. Daí até chegar ao sistema papal foi apenas uma questão de tempo. Não apenas o clero e o laicato foram demarcados, como também o próprio clero foi dividido em classes. Não encontramos nada disso na Bíblia. O que podemos encontrar é que Paulo em Atos 20 chama os presbíteros de bispos (vs. 17, 28). Portanto, bispos são presbíteros e presbíteros são bispos. Por que então a diferença de palavras? A palavra presbítero ou ancião refere-se à uma pessoa que já é mais crescida e madura, não necessariamente em idade física, mas em maturidade espiritual. A palavra bispo em grego epíscopo, é formada de epi que significa sobre ou super + skops que significa visor, o que vê, portanto significa supervisor. Assim, bispo refere-se à função da pessoa que é presbítero, função esta que é supervisionar a igreja. Em resumo, esse erro de Inácio contribuiu para a introdução da hierarquia uma organização humana na igreja, o que foi um fator preponderante para a sua degradação.

A DEGRADAÇÃO

No século 2 já se falava em Igreja Católica (a igreja geral universal) e esta tornou-se cada vez mais mundana, misturando-se com as coisas do mundo e com o paganismo, a tal ponto que no século 6 o sistema papal já estava totalmente implantado. Nessa época, devido à diferença de crenças e de opiniões, havia três divisões dominantes: no ocidente, a Igreja Católica Romana; no oriente, a Igreja Ortodoxa Grega, e na Pérsia, os Nestorianos. Além dessas três correntes maiores, havia muitos grupos livres. Os grupos livres, longe de ser algo do nosso tempo, surgiram nos primeiros séculos como uma reação contra o mundanismo da Igreja Católica.  Seus integrantes abandonaram o catolicismo e buscaram uma vida cristã mais pura assim surgiram os chamados Puritanos, que existem até hoje. Nessa fase da história da igreja podemos descobrir a existência de várias divisões como prova do descontentamento provocado pelas três fortes correntes cristãs da época.

A partir daí a igreja viveu a época mais caótica e estéril de sua história: a Era das Trevas, ou seja, o período em que o conhecimento da Bíblia era permitido somente ao clero e a absolutamente mais ninguém. Durante séculos as pessoas comuns, os leigos, como eram chamados, foram impedidos de se achegarem à Palavra de Deus, que foi manipulada segundo os interesses político-sócio-econômicos de uma organização humana, a Igreja Católica Romana, que detinha em suas mãos o poder religioso.

A REFORMA

   Foi quando, no século 16, Deus levantou na Alemanha Martinho Lutero. Ele fazia parte do clero católico; porém, revoltado com o cristianismo vigente, opôs-se à Igreja Católica, pregando a viva voz a verdade sobre "a justificação pela fé", isto é, os homens são salvos e justificados pela fé e não pelas obras. Esse foi o primeiro e decisivo grande passo da restauração da igreja. Consequentemente, muitos cristãos seguiram Lutero para juntos formar uma nova corrente cristã, o protestantismo. A Bíblia foi aberta a todos os cristãos e, por ser o primeiro livro a ser impresso, suas verdades tornaram-
se acessíveis a muitos. Como louvamos a Deus, porque Ele jamais abandona Seus filhos! Se durante tantos séculos a Palavra de Deus esteve oculta, os homens foram cegados com respeito à salvação e ficaram sem nenhuma função por causa do sistema clerical, o Senhor em determinado tempo veio restaurar a Sua igreja, começando com Lutero. Hoje temos o privilégio de até mesmo "comer" a Palavra de Deus, de funcionar espiritualmente, de falar por Deus, de falar Deus para dentro das pessoas. Olhando para trás, para a história da igreja, considerando as dificuldades de tantos cristãos genuínos, precisamos constantemente agradecer ao Senhor e servi-Lo com mais fervor ainda.

O ponto fraco de Martinho Lutero foi justamente em relação aos versículos de Deuteronômio 12, sobre o único lugar escolhido por Deus, praticado pela igreja primitiva no século I (vs. 1-14). A igreja primitiva era uma só e deve continuar sendo apenas uma. Embora tenha dois aspectos, a igreja é uma: por um lado, ela é universal, indicando que é formada pela totalidade dos santos do passado, presente e futuro; e por outro lado, a igreja é local, isto é, ela tem uma manifestação única, concreta e presente em cada cidade; assim como a lua. A lua da terra é única, mas pode ser vista em cada cidade do planeta. Cada cidade tem uma lua diferente? Não, é a mesma lua universal que se manifesta em cada cidade. No tempo atual podemos ver a igreja universal expressada, manifestada praticamente em cada cidade. A igreja é visível e pode ser praticada em cada cidade da terra. Aleluia! Que visão celestial! Quantas igrejas havia em Jerusalém? Talvez ali houvesse vinte mil ou quarenta mil pessoas salvas, mas todas elas eram uma só igreja a igreja em Jerusalém. Muitas pessoas têm a mente condicionada pelo conceito humano, não divino nem bíblico, de que a igreja é um templo material de tijolos ou de madeira. Contudo, a igreja numa cidade é composta de todas as pessoas que foram regeneradas pelo Espírito Santo e que nela vivem. O limite da igreja é o tamanho da cidade. Se todas as pessoas de uma cidade forem  salvas, ainda assim naquela cidade haverá apenas uma única igreja. Deus só pode ser expressado na unidade, por isso é que toda a obra de Satanás consiste em dividir. Quando há divisão não há expressão de Deus, razão pela qual é tão importante permanecermos na base da unidade.

Martinho Lutero não viu isso. Ele lutou pela justificação pela fé, empenhou-se para que a Bíblia chegasse às mãos das pessoas, mas aliou-se à política unindo-se ao governo da Alemanha. Com a força do governo alemão, Lutero libertou-se do domínio do papa, e a própria Alemanha, por sua vez, sob a influência de Lutero, libertou-se do domínio político, econômico e social da Igreja Católica Romana. Dessa cooperação mútua surgiu na Alemanha a primeira igreja estatal: a Igreja Luterana, a igreja nacional da Alemanha. Também na Dinamarca, na Noruega e na Suécia surgiu a igreja estatal luterana. Na Inglaterra a igreja estatal é a Anglicana, e a chefe — a cabeça da igreja — é a rainha Elisabete! Quanta confusão por falta de visão! Embora a restauração tenha dado um passo grande e irreversível por meio de Lutero, desse passo foram geradas novas consequências prejudiciais ao progresso da restauração da igreja: surgiram novas divisões

Se quiser continuar a leitura do Século 17 ao 20 leia da  página 39 a 49 nas imagens abaixo.

Extraído do Livro: A RESTAURAÇÃO DA CASA DE DEUS ONTEM E HOJE
Editora: Árvore da Vida






















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